Como beber seu vinho bordelês de modo correto

Como beber seu vinho bordelês de modo correto

Como todos os vinhos, os de Bordeaux têm suas regras de consumo. A taça é a primeira delas. Todos os produtores de cristais têm uma, mas o formato é o mesmo: corpo arredondado, com a borda fechada, para que os aromas sejam liberados lentamente. A temperatura do vinho deve estar entre 15°C e 18°C. Na verdade, 15°C é um pouco frio, mas sempre é melhor começar assim, para que o aquecimento inevitável na taça não prejudique o sabor.

11 Janeiro 2012 | 18h27

Decantação não é necessária para estes vinhos provados, jovens para a região (o mais antigo degustado era de 2006). Só seria necessário decantar se houvesse depósito de borra, que não teve tempo de ser formada em um período tão curto de tempo.

Já aerar é boa ideia. Abrir com antecedência de umas horas a garrafa e deixá-la assim, ou passar o vinho para um decantador, com a finalidade de oxigená-lo mais rápido.

Bordeaux é vinho bem versátil com comida, adora o acompanhamento de carnes grelhadas, assados em geral, até churrasco. Pela acidez saborosa de todos, eles são bons parceiros na mesa para molhos intensos, molho de tomate, por exemplo.

São vinhos com nomes pomposos, mas dispensam muito salamaleque. Consumi um deles, depois da degustação, com um franguinho assado de pele sequinha. Foi ótimo.

Mais conteúdo sobre:
Bordeaux

Encontrou algum erro? Entre em contato

publicidade

publicidade

publicidade

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.