Concorrência para vagas nas federais abre na 2ª

Os candidatos que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2012 poderão se inscrever, a partir desta segunda-feira, para as mais de 129 mil vagas do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) - ambiente virtual criado pelo Ministério da Educação para selecionar estudantes para as instituições de ensino integrantes. As inscrições estarão abertas até o dia 11 e deverão ser realizadas pela internet no site sisu.mec.gov.br.

O Estado de S.Paulo

05 de janeiro de 2013 | 14h40

Nesta primeira edição de 2013 - haverá outra no segundo semestre -, há vagas para mais de 3,7 mil cursos de 101 universidades públicas e institutos federais de educação tecnológica.

As três universidades federais paulistas - de São Carlos, do ABC e a Unifesp - fazem parte do sistema. Entre a mais desejadas está a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), onde todo o sistema de ingresso é feito pelo Sisu.

Mas o candidato que ainda não está seguro da escolha não precisa se preocupar. Ele poderá fazer até duas opções de curso, apontado a sua ordem de preferência. E, diariamente, o sistema vai divulgar a nota de corte preliminar de cada carreira, com base na nota do Enem do candidato.

No momento da inscrição, no entanto, o estudante deverá especificar uma entre as três modalidade de concorrência existentes: as vagas destinadas à ampla concorrência, as reservadas pela recente Lei das Cotas ou aquelas definidas pelas políticas de ações afirmativas de cada instituição,

A primeira chamada com o resultado dos selecionados já está prevista para sair no 14 deste mês. A segunda convocatória, no próximo dia 28. Os estudantes que não forem selecionados nessas chamadas ainda podem aderir à lista de espera para preenchimento das vagas remanescentes. / DAVI LIRA

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.