Cônego Domênico tem 20 km de congestionamento

O trânsito na rodovia Cônego Domênico Rangoni, na baixada santista, se intensificou na tarde desta quinta-feira (21) e voltou a atingir a marca de 20 km de congestionamento. De acordo com o boletim das 14h10 da Ecovias, concessionária que administra a estrada, a Cônego tem forte lentidão entre os km 268 e 248, no sentido Guarujá. Já a SP 248 registra congestionamento do km 1 ao 5. No início da manhã, a rodovia tinha congestionamento menor. O motorista enfrentava, por volta das 8h30, 7 km de lentidão.

RICARDO CARVALHO, Agência Estado

21 de março de 2013 | 14h54

A lentidão nesses trechos tem sido recorrente desde meados de fevereiro, com o início da safra recorde de grãos, que aumentou a quantidade de veículos pesados que acessam a margem esquerda do Porto de Santos, onde estão localizados cinco terminais de grãos. A única via que dá acesso à margem esquerda do porto, a rua do Adubo, não comporta a grande quantidade de veículos pesados, o que traz reflexos para as estradas. A produção desta safra, estimada pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) em 183,58 milhões de toneladas, é 10,5% superior à registrada em 2011/2012.

De acordo com a Ecovias, os caminhões ocupam a faixa da direita e o acostamento da Cônego Domênico, deixando apenas uma faixa livre para os veículos de passeio. A concessionária diz não ter como informar quanto tempo, em média, tem durado a viagem de São Paulo ao Guarujá sob essas circunstâncias.

Alternativa

A alternativa para chegar ao Guarujá é a balsa, administrada pela Dersa. A fila de espera para embarcar em Santos rumo ao Guarujá, às 14h34, era de 20 minutos. Oito balsas fazem a travessia.

Tudo o que sabemos sobre:
estradassafracongestionamentoSantos

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.