Confiança do consumidor recua 1,4% em novembro--FGV

O Índice de Confiança do Consumidor (ICC) da Fundação Getulio Vargas recuou 1,4 por cento em novembro na comparação com outubro, ao passar de 121,7 para 120,0 pontos, informou a FGV nesta segunda-feira.

Reuters

26 de novembro de 2012 | 08h22

Em outubro, o índice havia registrado queda de 0,3 por cento na comparação com setembro.

De acordo com a FGV, o Índice da Situação Atual (ISA) caiu 0,7 por cento, passando de 137,7 pontos em outubro para 136,7 pontos em novembro. Já o Índice de Expectativas recuou 1,9 por cento, de 113,8 para 111,6 pontos no período.

A satisfação dos consumidores com relação ao estado geral da economia, que vinha aumentando nos dois meses anteriores, voltou a cair entre outubro e novembro.

A proporção de consumidores avaliando a situação atual como boa diminuiu de 24,9 para 24,7 por cento no mesmo período. Já a dos que a consideram ruim aumentou de 20,3 para 22,0 por cento.

Em relação aos próximos meses, os consumidores tornaram-se menos otimistas. A parcela dos que projetam melhora da situação econômica geral diminuiu de 34,0 para 32,6 por cento, enquanto a dos que preveem piora aumentou de 11,7 para 14,1 por cento.

Segundo a FGV, isoladamente este foi o quesito que exerceu a maior influência na queda do ICC em novembro.

(Por Camila Moreira)

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