Consumo de gás natural do Brasil cai 19,52% em novembro--Abegás

O consumo diário de gás natural do Brasil em novembro caiu 19,52 por cento contra o mesmo mês do ano anterior, informou a Associação Brasileira das Empresas Distribuidoras de Gás Canalizado nesta segunda-feira, atribuindo a retração ao aumento de preço do produto.

REUTERS

21 Dezembro 2009 | 13h58

Ao todo foram consumidos em novembro 37,8 milhões de metros cúbicos de gás natural no país por dia, queda de 1,36 por cento contra outubro.

Segundo dados da associação, foram queimados por dia, em média, 9,88 milhões de metros cúbicos, o que equivale a 46,43 por cento da oferta de gás natural nacional do mercado, ou ainda a 22,46 por cento do total disponibilizado ao mercado, incluindo a produção nacional e o importado.

O consumo do setor industrial mostrou leve recuperação em novembro, crescendo 2,72 por cento contra o mesmo mês no ano passado e caindo 1,50 por cento em relação a outubro deste ano. Já o setor de geração térmica despencou 82,83 por cento contra igual período de 2008, devido ao maior volume de chuvas este ano que evita o acionamento de usinas térmicas.

Os segmentos residencial, comercial e de cogeração também apresentaram crescimento de 2,71, 8,60 e 20,42 por cento, respectivamente. Já o uso de gás natural nos veículos teve queda de 7,64 por cento na comparação com novembro de 2008.

A Abegás destacou que com a redução do consumo, "fruto principalmente do alto preço de custo da commodity", a queima nos flares (chama acesa em torres de refinarias) aumentou nos últimos meses.

(Por Denise Luna)

Mais conteúdo sobre:
ENERGIA ABEGAS*

Encontrou algum erro? Entre em contato

publicidade

publicidade

publicidade

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.