Copa era aposta de tema para candidatos

Candidatos de todo o País tiveram opiniões semelhantes sobre a prova e destacaram o tema da redação como uma surpresa. Em Porto Alegre, o tom na fala dos estudantes era de reclamação. No câmpus da Faculdade Porto-Alegrense (Fapa), na zona norte da cidade, comentários em diversas rodas de amigos criticavam o assunto escolhido. Muitos se preocuparam em concentrar seus estudos em assuntos mais em evidência, como a Copa de 2014 ou o mensalão.

O Estado de S.Paulo

05 de novembro de 2012 | 02h06

Os primeiros alunos que deixaram o câmpus da Universidade de Fortaleza (Unifor) também ficaram surpresos com o tema. Para Larissa Braga, de 18 anos, os estudantes esperavam temas como mensalão ou sustentabilidade. "Já havia lido algo a respeito de movimento migratório para o Brasil, mas não sabia muita coisa e não devo ter feito uma boa redação", reconheceu.

Em Curitiba, a estudante Jade Kruger, de 19 anos, conta ter pesquisado sobre vários assuntos para se preparar para a redação do Enem, entre eles a questão da imigração. "Por termos uma Copa do Mundo, poderia ter uma relação, além de outras coisas da nossa história", afirmou. A candidata, que tenta uma vaga de Ciências Contábeis, considera que a prova não chegou a ser difícil, apenas cansativa.

A candidata Adriana Cichon, de 32 anos, teve a mesma opinião e citou o tamanho das perguntas como o motivo do "cansaço". "A gente queria responder de forma direta, mas precisava ler muita coisa antes", comentou. / JULIO CESAR LIMA (CURITIBA), LAURIBERTO BRAGA (FORTALEZA), LUCAS AZEVEDO (PORTO ALEGRE)

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.