Cordeiro ensopado com polenta cremosa e lentilhas verdes

Almira dos Reis, cozinheira de Marina Ribeiro do Vale

O Estado de S.Paulo

02 Julho 2009 | 02h53

A mineira Almira dos Reis Gonçalves tem uma paixão declarada pela cozinha. Coleciona revistas, lê receitas como quem lê romances, sabe os nomes dos chefs, acompanha suas carreiras. É capaz de passar horas testando produtos. No forno e fogão, prepara de tudo. Pães, doces, risotos, assados, massas, tortas. Ela mora em Guaxupé, no sul de Minas, onde trabalha como banqueteira, fazendo festas e jantares. Volta e meia passa temporadas em São Paulo atendendo a algum pedido.

Entre suas especialidades está o cordeiro ensopado, receita que tem uma história curiosa. Há uns anos, dona Almira estava com "uma madame" na Casa Santa Luzia comprando ingredientes para um cordeiro assado. A patroa encontrou um amigo, gourmet muito exigente, e contou o menu do jantar. Ele duvidou: "Não deixa a cozinheira fazer o cordeiro assado, ela não vai acertar o ponto." Dona Almira ouviu. Colocando à prova sua tenacidade de budista praticante, combinou vinho, ervas, temperos e preparou o cordeiro na panela. "Fiz o cordeiro ensopado, foi um sucesso. Agora é como todo mundo quer."

Ingredientes

Para o cordeiro: 2 kg de paleta de cordeiro picado; 300 ml de vinho tinto seco; 1 cebola grande picada; 1 colher (sopa) de sal; 2 tomates picados (sem pele e sementes); 4 dentes de alho picados; 2 colheres (sopa) de alecrim; 2 colheres (sopa) de ervas de Provence; ½ xícara de chá de azeite; 1 xícara de farinha de trigo

Para a polenta: 5 xícaras de água; 1 xícara de fubá de milho; 1 colher (sopa) de sal; 2 colheres (sopa) de azeite; 4 colheres (sopa) de queijo mascarpone

Para a lentilha: 1 xícara de lentilha; 2 colheres (sopa) de azeite; 1 colher (sopa) de sal; 4 xícaras de água; 1 xícara de panceta ou bacon picado; 2 colheres (sopa) de vinho branco seco; ½ limão espremido; ½ cebola picada; 2 colheres (sopa) de salsa picada

Preparo

Cordeiro: Misture o sal, o vinho, o alho, as ervas e o alecrim. Tempere o cordeiro e deixe descansar por 4 horas. Esquente bem a panela e acrescente o azeite. Passe os pedaços da carne na farinha de trigo e frite até corar. Adicione o tempero que ficou de molho, a cebola picada e cozinhe lentamente, em fogo médio. Coloque água aos poucos até a carne ficar macia.

Polenta: Coloque a água para ferver com o sal e o azeite. Peneire o fubá lentamente sobre a água fervendo, mexendo sem parar. Deixe cozinhar por mais 20 minutos, mexendo de vez em quando. Acrescente o mascarpone e desligue o fogo.

Lentilhas verdes: Coloque a lentilha de molho na água com o sal por 1 hora. Cozinhe por 12 a 15 minutos, escorra e resfrie. Frite a panceta ou bacon no azeite. Junte a cebola e frite mais um pouco. Acrescente o vinho e deixe evaporar. Misture a lentilha. Desligue o fogo, adicione o limão e, por último, a salsinha.

Encontrou algum erro? Entre em contato

publicidade

publicidade

publicidade

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.