Coreia do Norte anuncia 'halo brilhante' na terra do líder

Um "halo grande e brilhante" pairou sobre o monte Paektu, reverenciado pelo regime comunista norte-coreano como sendo o local de nascimento do seu líder Kim Jong-il, para celebrar o aniversário dele na quarta-feira, informou a imprensa estatal.

REUTERS

17 de fevereiro de 2011 | 09h48

A agência estatal de notícias KCNA, conhecida pelo tom pitoresco e propagandístico dos seus textos, disse que a "misteriosa maravilha natural" ocorreu na alvorada.

"O sol resplandecente se ergueu lançando seus raios brilhantes, e a área do Acampamento Secreto Paektusan se transformou em uma fascinante imagem da primavera. Então um halo excepcionalmente grande e brilhante persistiu no céu acima do pico Jong-il durante uma hora, a partir das 9h30", relatou a KCNA.

Os livros de história norte-coreanos dizem que Kim nasceu em um acampamento de guerrilheiros da montanhosa floresta do país. Historiadores estrangeiros consideram mais provável que o "Estimado Líder", de 69 anos, tenha nascido na União Soviética, onde seu pai, Kim Il-sung, fundador do regime, recebia treinamento de guerrilha para enfrentar os invasores japoneses.

Há especulações de que o monte Paektu, um vulcão adormecido há um século, na fronteira com a China, poderia estar despertando. Alguns observadores dizem que as autoridades de Pyongyang ficam horrorizadas com a possibilidade de que uma erupção destrua o lendário berço do líder Kim Jong-il.

(Reportagem de Jack Kim)

Tudo o que sabemos sobre:
COREIANHALO*

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.