Coreia do Norte lança mísseis de curto alcance, diz mídia

A Coreia do Norte disparou dois mísseis de curto alcance em seu litoral oeste na quinta-feira, provavelmente como parte de um teste para aprimorar a capacidade do país, informaram reportagens publicadas nesta sexta-feira citando autoridades militares sul-coreanas.

REUTERS

30 Março 2012 | 07h53

Nas últimas semanas, a tensão internacional aumentou depois que a Coreia do Norte anunciou que iria lançar um foguete para colocar um satélite em órbita, mas potências regionais estão insistindo ao governo norte-coreano para que desista do plano, alegando que isso violaria resoluções do Conselho de Segurança da ONU.

"O lançamento deve ser para atualizar a capacidade de míssil e não relacionada diretamente ao lançamento de mísseis de longo alcance do Norte", disse uma autoridade militar, de acordo com o jornal sul-coreano Chosun Ilbo.

Outro jornal, o JoongAng Ilbo, publicou uma reportagem semelhante.

A chefia de gabinete da Coreia do Sul se recusou a confirmar as reportagens, citando sua política de não se pronunciar publicamente sobre questões envolvendo atividades de inteligência.

A Coreia do Norte afirmou que está meramente enviando um satélite climático para o espaço, mas a Coreia do Sul e os Estados Unidos alegam que se trata de um teste de míssil balístico disfarçado.

(Reportagem de Jack Kim)

Mais conteúdo sobre:
COREIANTESTEMISSEIS*

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.