Correção: SP inicia unificação de bilhete metropolitano

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Por CAROLINA FREITAS
Atualização:

A matéria enviada anteriormente contém um erro. Ao contrário do informado, o Bilhete Único atualmente é aceito em ônibus da capital paulista, Metrô e CPTM. Com o sistema unificado, todas as cidades da Grande São Paulo poderão ser integradas. Segue texto corrigido: O governo do Estado de São Paulo e a prefeitura da capital paulista vão unificar seus sistemas de arrecadação de tarifas de transporte coletivo, o primeiro passo para a criação de um Bilhete Único metropolitano, que vai centralizar as políticas tarifárias municipais e estadual. O cartão vai possibilitar ainda que todos os municípios da Grande São Paulo se integrem por meio da adesão ao Bilhete Único metropolitano. O comando do Sistema Único de Arrecadação e a gestão do novo Bilhete Único ficarão a cargo de uma empresa privada, segundo o modelo aprovado por unanimidade na última reunião do Conselho Gestor do Programa de Parcerias Público-Privadas, em dezembro, e publicado hoje no Diário Oficial do Estado. O processo de licitação só vai começar depois que o modelo passar pelo crivo do governador José Serra (PSDB) e do Conselho do Município de São Paulo. A proposta prevê uma concessão de 30 anos e investimento de R$ 508,6 milhões. A cada oito anos, a empresa terá de renovar equipamentos e recursos tecnológicos. O custo estimado dessa manutenção até o fim da concessão é de R$ 225,8 milhões. Em troca, a concessionária receberá, nos três primeiros anos, R$ 17 milhões anuais pelo direito de exploração comercial do serviço, além de um valor fixo, até o fim do contrato, por usuário que validar o cartão no ônibus, metrô ou estação da CPTM. O modelo permite ainda que a empresa busque receitas extras, como a venda de vale-transporte fora dos postos oficiais, e outras medidas diversas, como associar ao Bilhete Único metropolitano funções de cartão de débito e crédito. Linha 4 - Amarela Serra e o prefeito da capital paulista, Gilberto Kassab (DEM), firmaram convênio em dezembro para a criação do Bilhete Único metropolitano e para a implantação do sistema comum de arrecadação. O compromisso de centralizar a arrecadação consta ainda do contrato entre o governo e o Consórcio Via Amarela, responsável pela construção da Linha 4 - Amarela do Metrô. O documento determina que o Sistema Único deve estar implantado três meses antes do início da operação comercial da primeira fase da Linha 4, previsto para final de 2009 e início de 2010, segundo o consórcio. A reportagem procurou a Secretaria de Transportes Metropolitanos, mas ninguém foi localizado para comentar o assunto.

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