Da casa de seu Gildo para a Casa Rovigo

Olívia Fraga,

10 de fevereiro de 2011 | 12h31

 

No último domingo, Gildo Putinato saiu desconsolado da Casa Rovigo. Estava tudo quase pronto na rotisseria que começa a funcionar hoje na Rua Aracaju, em Higienópolis. Menos o tempero da sardela. "Não estava como eu queria", conta o industrial aposentado. Às 11 da noite, ele teimou em refazer o antepasto em casa até acertar a receita.

A Casa Rovigo abre com a proposta de ser uma "extensão da casa do patrono". Gildo estará lá diariamente para avaliar a qualidade de antepastos, massas frescas e assados – tem como sócios o filho Rodrigo e o genro Flávio Rodrigues.

São de Gildo as receitas de alichela, caponata, sardela (200g, R$ 14), a berinjela cortada em tiras finas, antepastos de azeitonas, cogumelos, nozes e outros tantos. Os antepastos são o refinamento dos fazeres caseiros aprendidos com os pais, nascidos em Rovigo, região do Vêneto, na Itália.

Todos os dias pelo menos dez antepastos estarão à venda – além de uma receita exclusiva de mascarpone artesanal. Haverá focaccias e panzerottis saindo de hora em hora do forno. Nos finais de semana, os clientes podem observar através de um vidro o preparo de assados: frango recheado desossado, pernil de vitela, cordeiro ao alho e alecrim, saltimboca à romana, peixes e o que mais surgir de encomenda.

As 14 massas frescas recheadas (a partir de R$ 23, o pacote de 500g), com dez opções de molhos, são criação de Carole Crema, consultora da rotisseria que elaborou também os lanches naturais servidos na cafeteria – os cafés Pessegueiro e Orfeu serão tirados na máquina La Spaziale, recém-chegada ao País.

Mas a Casa Rovigo quer ser também empório: venderá vinhos (expostos na adega com 1.700 rótulos), queijos, massas secas feitas na casa e outras importadas da Itália, geleias, temperos, boa linha de azeites (a casa abre com 20 marcas diferentes), chocolates de origem (Valrhona) e produtos kasher.

 

Veja também:

linkEntre pitadas e piladas

linkPasseio ibérico em 200 metros

linkComida gourmet na garagem

linkDeu rolo neste macarrão

linkA uva que não gosta de viajar

linkUma nova invasão argentina está pronta. E o nome dela é Torrontés

Tudo o que sabemos sobre:
Casa Rovigorestaurantegastronomia

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.