Da cor do pingado

Um balcão amigo, um pingado esperto, e a alma se aquece. Esse brasileiríssimo café com leite não deixa na mão. Com pãozinho quente e manteiga, é o melhor jeito de começar o dia. O Paladar convida: vamos pingar?

Cíntia Bertolino ,

27 Maio 2010 | 07h26

Ao ver um menino pedir um pingado numa padaria mineira, o especialista em café Ensei Neto teve um lampejo nostálgico. Lembrou de como gostava da bebida e lamentou o fato de ela não renovar seu "eleitorado" a cada ano. Teve a ideia de lançar o Movimento de Valorização do Pingado e é o que acaba de fazer.

 

 
 Original. Pingado de verdade deve ser servido no copo americano

O Paladar não só aderiu ao movimento pró-pingado como também criou um manifesto em favor do café com um pingo de leite. Porque pingado que é pingado merece ser feito com o melhor café, o melhor leite e a melhor técnica. E ser tomado no copo americano que tornou-se a própria imagem do café com leite.

 

"Não tomava café na infância e na adolescência, mas o pingado preparado pela minha mãe eu adorava. Principalmente de manhã, antes de ir para a escola", conta Ensei Neto.

 

Depois de lançar o Movimento de Valorização do Pingado (MPV), o especialista convocou café-adictos amigos: Eduardo Maya, do Comida di Buteco e também a Marco Suplicy, do Suplicy Cafés Especiais.

 

O movimento foi tomando corpo. Tanto que agora até a Associação Brasileira da Indústria do Café (Abic) anunciou que vai criar um dia nacional dedicado ao pingado (o do café foi na última segunda).

 

 

"Milhões de brasileiros começam o dia com ele, então por que não criar um dia do pingado?", diz Nathan Herszkowicz, diretor executivo da Abic. E decreta: "25 de maio do ano que vem, será o 1º dia do pingado".

 

Veja também:

Na Santa Tereza, o tradicional, de café coado, ganhou elogios

Se as mães fizessem espuma

Tipos de pingado

Regras para fazer um bom pingado

 

Mas você não precisa esperar até lá para comemorar. Sugerimos que comece, hoje mesmo, a se deliciar com pingados mais caprichados. E para que não faltem receitas, Paladar perguntou a vários baristas como é o pingado que eles mais preferem.

 

Ninguém quer que você abandone o velho pingado de balcão da padaria. Apenas que dê uma chance a novas combinações escolhendo melhor os grãos de café, testando outros métodos de extração para descobrir com qual fica melhor e até deixando seu leite mais cremoso com a ajuda de um vaporizador. Tudo em nome da honra do pingado.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

AMOR-MAIS-QUE-PERFEITO

Pode haver melhor jeito de começar a manhã que tomar um pingado e comer um pão na chapa bem quentinho, com manteiga derretendo?

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

CHAPA CHIC

Na cafeteria Coffee Lab, o brioche dourado e quentinho vem com a tradicional manteiga Aviação

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.