Datagro vê volume importante de cana ficando para 13/14

Um volume "significativo" de cana da safra 2012/13 do centro-sul do Brasil deverá ser deixado nos campos para colheita no ciclo 2013/14, com usinas evitando os trabalhos durante o período chuvoso no final do ano agrícola, apontou consultoria Datagro nesta quinta-feira.

Reuters

16 de agosto de 2012 | 13h03

"A Datagro identificou um crescente número de produtores que pretendem deixar parte de seus canaviais sem colher, considerando que eles devem evitar a colheita da cana no período mais chuvoso (novembro-fevereiro)", informou a consultoria em comunicado.

A consultoria disse que a principal região produtora de cana acumulou um volume de chuvas em maio e junho bem acima da média esperada, com aumentos de 11 por cento e 393 por cento, respectivamente.

Segundo o relatório da Datagro, o volume de chuva maior que o esperado trouxe um aumento na produtividade agrícola, com a possibilidade de melhores condições para as plantas, que em grande parte devem se estender para o ciclo 2013/14.

As chuvas no período provocaram um atraso na moagem da safra.

Segundo o último levantamento da Unica (associação que reúne a indústria), a queda na moagem no acumulado da safra 2012/13 superava 16 por cento em relação ao mesmo período do ciclo anterior. Mas, por conta do clima, a entidade já vê possibilidade de uma safra superior a 509 milhões de toneladas.

A Datagro também pondera que as condições climáticas elevaram os custos de manutenção e devem gerar quedas nas taxas de açúcar recuperáveis, por conta da queda na produtividade industrial e do nível de impurezas no produto.

Em julho, já se tem o retorno de um período mais seco, com volumes abaixo da média, segundo a Datagro. Nesse contexto, a Bunge, importante player do setor, espera recuperar o tempo perdido na moagem até outubro.

(Reportagem Fabíola Gomes)

Tudo o que sabemos sobre:
COMMODSCANADATAGRO*

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.