Debate sobre Política Externa encerra série 'O Futuro do Brasil'

Especialistas discutem as relações do Brasil com países polêmicos; Meio ambiente é apontado como trunfo brasileiro na cena internacional.

BBC Brasil, BBC

29 de setembro de 2010 | 12h27

O terceiro e último debate da série "O Futuro do Brasil", organizado pela BBC Brasil e a rádio CBN na segunda-feira, abordou o tema "O Brasil no Mundo - Política Externa e Defesa do Meio Ambiente".

A discussão, que encerrou o ciclo de debates sobre os desafios que o país deve enfrentar nos próximos anos, reuniu o representante da Organização dos Estados Americanos (OEA) no Haiti Ricardo Seitenfus, o ex-ministro de Relações Internacionais Luiz Felipe Lampreia, o professor José Eli da Veiga, da Faculdade de Economia e Administração da USP (Universidade de São Paulo), e o economista Sérgio Besserman, professor da PUC (Pontifícia Universidade Católica) do Rio de Janeiro.

Os debatedores discutiram os possíveis caminhos para a política externa brasileira nos próximos anos e afirmaram que o Brasil pode prejudicar sua posição na comunidade internacional ao associar-se a regimes que cometem violações de Direitos Humanos.

Outra questão abordada pelos especialistas foi a importância da política ambiental para o posicionamento do Brasil no mundo. Para eles, o país tem a chance de tornar-se uma potência ambiental, mas, para isso, precisa desenvolver urgentemente um sistema de ciência, tecnologia e inovação.BBC Brasil - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização por escrito da BBC.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.