Definido local de vigília da Jornada da Juventude no Rio

A organização da Jornada Mundial da Juventude confirmou nesta quarta-feira o local da vigília de 24 horas durante o encontro de jovens católicos, em julho de 2013, no Rio. Duas fazendas privadas em Guaratiba, na zona oeste do Rio, receberão investimentos e intervenções na infraestrutura para receber um público estimado em 2 milhões de pessoas de todo o mundo. No local, o papa Bento XVI encerrará as atividades da jornada com uma missa campal dia 28 de julho.

ANTONIO PITA, Agência Estado

28 de novembro de 2012 | 13h41

Em janeiro, os terrenos começam a receber as primeiras intervenções, com obras de drenagem sob responsabilidade da prefeitura. O acordo para a utilização dos terrenos foi apresentado nesta manhã no encontro preparatório para o evento. A área total terá cerca de 3,5 milhões de metros quadrados, mas os terrenos não são contíguos.

A fazenda Mato Alto atualmente tem produção agropecuária e será utilizada como loteamento para os peregrinos. Já o terreno da fazenda Vila Mar, que receberá a missa campal, possui projeto para um loteamento imobiliário. De acordo com o prefeito do Rio, Eduardo Paes (PMDB), as obras serão um legado para a cidade e uma contrapartida à cessão do terreno pelos proprietários. "Nós já vínhamos negociando isso há cerca de 30 dias e lá vai ser melhor pelo ponto de vista logístico e de mobilidade. Então nós já estamos trabalhando em cima de algumas intervenções que serão necessárias", afirmou Paes.

A vigília dos jovens católicos tem início às 9 horas do dia 27 de julho. Os participantes serão divididos em lotes dentro dos terrenos, com infraestrutura de sanitários, praças de alimentação e atendimento médico. Na manhã seguinte, Bento XVI faz o encerramento da jornada com uma missa.

A organização confirmou ainda outros locais de visita do papa durante a passagem pelo Rio, em julho. Ele percorrerá a Av. Atlântica, na praia de Copacabana, a bordo do papamóvel. O pontífice chegará ao Rio no dia 25 de julho, quinta-feira.

Tudo o que sabemos sobre:
jornadajuventudeRio

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.