Descarrilamento de trem destrói cidade no Canadá

Um trem carregando petróleo descarrilou neste sábado no leste de Quebec, no Canadá, desencadeando diversas explosões e um incêndio que destruíram o centro da cidade de Lac-Megantic e mataram pelo menos uma pessoa. Um policial da província confirmou uma vítima fatal, mas se recusou a dizer quantos outros podem estar mortos. Ainda há muitos desaparecidos.

ASSOCIATED PRESS; GABRIELA MELLO - GABRIELA.MELLO@ESTADAO.COM, Agência Estado

06 de julho de 2013 | 21h29

Até 1 mil pessoas foram forçadas a deixar suas casas no meio da noite e fugir da cidade, que fica cerca de 250 quilômetros ao leste de Montreal e quase 16 quilômetros a oeste da fronteira com o Estado norte-americano de Maine.

O descarrilamento provocou a explosão de vários vagões-tanque no centro de Lac-Megantic, uma área popular conhecida por seus bares muitas vezes movimentados nas noites de fim de semana durante o verão. A polícia revelou que a primeira explosão ocorreu pouco depois da 1h da madrugada (horário local). O fogo se espalhou para várias residências da cidade, que abriga aproximadamente 6 mil habitantes.

Testemunhas disseram que as chamas eram mais altas que a torre de uma igreja próxima. Além disso, o incêndio e a fumaça podiam ser vistos mais de 12 horas depois do descarrilamento, que envolveu 73 vagões. "Quando você vê o centro da sua cidade quase destruído, entenderá que nós estamos nos perguntando como superaremos esse acontecimento", afirmou emocionado o prefeito de Lac-Megantic, Colette Roy-Laroche, em entrevista a uma emissora de televisão.

Não se sabe ainda a causa do acidente. Dúzias de moradores se reuniram horas depois da explosão em um perímetro de segurança e muitos temem pelo pior. "Foi uma grande explosão. É uma catástrofe. É terrível para população", disse o proprietário de um bar na rua principal da cidade. Charles Coue afirmou que ele e sua esposa sentiram o calor depois de uma explosão a poucos metros de sua casa. "Veio como uma bola de fogo", relatou o morador. Claude Bedard, outro habitante, descreveu a cena como "terrível".

O porta-voz do Meio Ambiente de Quebec, Christian Blanchette, revelou hoje que uma grande, porém indeterminada, quantidade de combustível foi derramada no rio Chaudiere. Blanchette acrescentou que 73 vagões estavam cheios de petróleo e pelo menos quatro deles foram afetados pela explosão.

"Também temos um derramamento no rio que nos preocupa. Aconselhamos as municipalidades locais a serem cuidadosas se utilizarem a água do rio Chaudiere."

Tudo o que sabemos sobre:
TremdescarrilamentoCanadá

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.