Descoberto código que organiza o DNA dentro da célula

A molécula de DNA, que carrega a informação genética, fica no núcleo da célula, comprimida em pequenas esferas chamadas nucleossomos, que por sua vez se organizam nos cromossomos. A posição dos nucleossomos é importante, já que o formato dos blocos acaba impedindo o acesso de certas proteínas a trechos do código genético, interferindo na própria replicação de partes do DNA. Agora, uma equipe de cientistas, encabeçada por Eran Segal, conseguiu quebrar o código genético que determina onde os nucleossomos ficarão localizados ao longo da seqüência do DNA.Durante anos, cientistas debateram se a localização dos nucleossomos nas células vivas seria controlado pela própria seqüência genética. Segal e seus colegas determinaram que o DNA realmente codifica uma "lei de zoneamento" dos nucleossomos. O trabalho será publicado na edição desta quinta-feira da revista Nature. Os pesquisadores conseguiram isso ao examinar cerca de 200 locais de nucleossosmos e perguntar se as seqüências teriam algo em comum. Análises matemáticas revelaram semelhanças entre os trechos de DNA amarrados nos nucleossomos e, por fim, uma "palavra-chave" dentro do DNA que ajuda o segmento a se dobrar no formato esférico do nucleossomo.Muitas doenças, incluindo o câncer, costumam ser acompanhadas - ou causadas - por mutações no DNA e na forma como ele se organiza nos cromossomos. Esses processos podem ser influenciados pela acessibilidade de trechos do código genético a certas proteínas, e a descoberta do sistema de formação dos nucleossomos poderá ajudar em pesquisas médicas futuras.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.