Dez migrantes haitianos morrem e 110 são resgatados em naufrágio nas Bahamas

Pelo menos 10 migrantes haitianos morreram e 110 foram resgatados depois de se agarrarem ao casco e mastro de um cargueiro sobrecarregado que naufragou nas Bahamas, disseram autoridades dos Estados Unidos e das Bahamas nesta terça-feira.

Reuters

26 de novembro de 2013 | 20h05

Equipes de resgate ainda buscavam por possíveis sobreviventes do navio de 12 metros que encalhou e virou perto de Staniel Cay, região central das Bahamas, na segunda-feira à noite, disseram autoridades. Acredita-se que a embarcação tinha os Estados Unidos como destino.

Não estava claro quantas pessoas estavam a bordo do navio e quantas morreram.

A Guarda Costeira dos EUA disse que havia informação de 30 migrantes mortos e 110 resgatados.

Um porta-voz da Força Real de Defesa das Bahamas, tenente Origin Deleveaux, disse que havia a confirmação de 10 mortos. Ele confirmou que 110 foram resgatados.

Treze sobreviventes altamente desidratados foram içados por um helicóptero da Guarda Costeira dos EUA e foram levados para Staniel Cay para receberem tratamento, disseram autoridades dos Estados Unidos e das Bahamas.

Equipes em aviões e helicópteros dos EUA jogaram coletes salva-vidas no mar para ajudar os outros sobreviventes a flutuarem até que um bote da Real de Defesa das Bahamas chegasse para resgatá-los.

"Eles jogaram bem ao lado deles e eles podem nadar. Uma vez que eles estão fora da água, têm maiores chances de sobreviverem", disse o sargento Mark Barney, um porta-voz da Guarda Costeira em Miami. "Havia simplesmente muitas pessoas na água."

Fotos dramáticas da Guarda Costeira mostraram o navio inclinado quase completamente para o lado, com os passageiros juntos e tentando se segurar. Alguns escalaram o mastro.

A causa do acidente é desconhecida e será investigada pelas autoridades das Bahamas, disse Barney.

Migrantes do Haiti, Cuba e outros países do Caribe frequentemente navegam através das Bahamas na tentativa de chegar aos Estados Unidos, muitas vezes em embarcações sobrecarregadas e incapazes de navegar.

(Reportagem de Jane Sutton)

Tudo o que sabemos sobre:
HAITIIMIGRANTESMORTOSATUA*

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.