Dia dos Namorados sem impacto ambiental

Que tal um Dia dos Namorados ecofriendly no próximo dia 12? Pensando nos casais que estão em busca de romantismo e querem praticar o consumo sustentável ao mesmo tempo, pedimos à chocolatier Cintia Sanches Lima, da Chocolat Des Arts, uma receita de bombom orgânico.

, O Estado de S.Paulo

05 Junho 2011 | 00h00

Cintia inventou o Coração Rústico, que leva chocolate orgânico. Ela usa a marca baiana AMMA (acesse o site www.ammachocolates.com.br para saber onde encontrar em sua cidade). "Apesar de ser mais caro que o belga, ele tem sabor mais intenso de cacau, o que resulta em receitas deliciosas", conta. Confira o passo a passo.

1 Ingredientes

Você vai precisar de 240 gramas de chocolate AMMA (45% de cacau), uvas passas brancas, nozes, damascos doces, morangos e figos secos - e outras frutas que preferir. Os utensílios são: uma assadeira, aros em formato de coração de 8 cm (achados em lojas de produtos de cozinha) e papel manteiga.

2 Temperagem

A técnica é usada para deixar o chocolate uniforme, sem manchas brancas. Pique o chocolate todo em pedaços pequenos, com faca. Reserve 100 gramas. Leve o restante ao micro-ondas e deixe derreter de 30 em 30 segundos, mexendo nos intervalos. Junte o que estava reservado e continue o processo do derretimento.

3 Quente, mas frio

Quando todo o chocolate estiver derretido, você vai retirar o conteúdo do micro-ondas. Nesse momento, é importante que ele esteja na temperatura correta, que é de aproximadamente 30°C. Para saber se você conseguiu atingir essa marca ideal, faça um teste simples e rápido: coloque uma colherinha do conteúdo sobre a palma de sua mão: se ele estiver frio, está pronto para ser usado.

4 Duro e sem manchas

Agora, vem o teste mais importante: saber se a temperagem deu certo. Jogue um pouco de chocolate líquido na bancada da cozinha. Se endurecer sem manchas em no máximo 1 minuto e meio, está pronto para o uso.

5 O aro

Com o chocolate pronto, pegue o aro em forma de coração e coloque-o sobre o papel manteiga, que já deve estar sobre a assadeira. Você vai ter mais ou menos uns 300 mililitros de chocolate. Jogue-o dentro do aro aos poucos, até a borda, e deixe secar.

6 Frutas

Arrume as frutas picadas sobre o chocolate ainda mole. Você pode usar a fruta que quiser, mas algumas ficam especialmente bonitas, por causa de suas cores e texturas - nozes e damasco seco, por exemplo. Com o chocolate ainda molinho, coloque a assadeira na geladeira. Em cinco minutos o bombom fica pronto para ser desenformado. A receita rende 24 corações.

7 Acabamento final

Cintia recomenda duas coisas para que a receita dê certo: o chocolate AMMA ("há outras marcas, mas esta é a mais saborosa, apesar de o tablete de 80 gramas custar R$ 25"). Ela também acha importante que se use o aro em forma de coração, e não a fôrma. "É difícil de desgrudar do fundo, na hora de tirar da fôrma." Para uma apresentação bonita para o seu namorado (ou namorada!), ela recomenda uma caixa de papel kraft, cujo tamanho varia com o número de corações que você preparar. "Escreva no cartão em papel reciclado uma mensagem que sugira um amor sustentável", brinca Cintia.

Encontrou algum erro? Entre em contato

publicidade

publicidade

publicidade

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.