Dilma anuncia programa de escolas técnicas para março

O Programa Nacional de Acesso à Escola Técnica (Pronatec) será lançado em março. Ele tem como objetivo aumentar o acesso à educação profissionalizante de alunos do ensino médio e trabalhadores sem formação. O programa terá ações dirigidas a quem quer fazer um curso técnico, mas não tem como custeá-lo. Será um plano de bolsas e também de financiamento estudantil.

AE, Agência Estado

14 de fevereiro de 2011 | 15h58

O novo Programa de Financiamento Estudantil (Fies) fará parte do Pronatec, de acordo com a Agência Brasil. "Assim, também o estudante do ensino médio vai poder ter seu financiamento para estudar em escolas técnicas privadas. Nós estamos criando novas condições para que o jovem conclua o ensino médio mais bem preparado, com diploma de curso técnico debaixo do braço", afirmou a presidente Dilma Rousseff no programa semanal de rádio Café com a Presidenta que foi ao ar hoje.

Dilma ressaltou o valor da participação dos jovens no mercado de trabalho e disse que o governo deseja também desenvolver o ingresso ao ensino médio em período integral - em um turno, o aluno aprende a grade tradicional e, em outro, um trabalho. Para o trabalhador, o Pronatec prevê cursos de formação profissional com carga horária a partir de 160 horas.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.