Diretor-geral da BBC pede demissão após erro em programa

Reportagem mostrava vítima de abusos sexuais acusando, erroneamente, um ex-político.

BBC Brasil, BBC

10 de novembro de 2012 | 19h51

O diretor-geral da BBC, George Entwistle, pediu demissão de seu cargo na noite deste sábado.

Ele justificou sua decisão dizendo que se sentia responsável pela exibição de um programa que acabou envolvendo, erroneamente, um ex-político britânico a um caso de abuso sexual de menores.

Horas antes, Entwistle havia dito que a emissora 'errou' ao transmitir uma reportagem do programa Newsnight no qual uma vítima de abusos sexuais acusava um ex-político de ser seu algoz.

Embora a reportagem não citasse o conservador Lord McAlpine, que foi tesoureiro do governo de Margaret Thatcher, seu nome acabou sendo revelado pelas redes sociais.

Mais tarde, a vítima esclareceu que os abusos não haviam sido cometidos por McAlpine, como acreditava. O erro ocorreu porque em 1990 a polícia teria lhe mostrado uma fotografia da pessoa responsável pelos abusos e dito que se tratava de McAlpine - quando na realidade a foto era de outra pessoa.

"Não deveriamos ter transmitido um programa que estava tão errado", disse o diretor-geral da emissora em entrevista à Rádio 4, da BBC. "O que aconteceu foi inaceitável. A meu ver o programa nunca deveria ter sido transmitido."

A BBC e o programa Newsnight já estavam sendo investigados por não terem levado a cabo uma apuração sobre suspeitas de abusos sexuais cometidos pela ex-apresentador da rede Jimmy Saville. BBC Brasil - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização por escrito da BBC.

Tudo o que sabemos sobre:
bbcdemissao

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.