D.Odilo é eleito presidente de regional da CNBB

O cardeal-arcebispo de São Paulo, d. Odilo Pedro Scherer, é o novo presidente do Regional Sul 1, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), que reúne 43 dioceses do Estado de São Paulo. Ele foi eleito durante a 74ª Assembleia Geral dos bispos do Regional, que se encerrou, hoje, em Aparecida (SP). Para vice-presidente, foi escolhido d. Moacir Silva, bispo de São José dos Campos, e para secretário-geral, d. Tarcísio Scaramussa, bispo auxiliar da Arquidiocese de São Paulo. No mês passado, d. Odilo perdeu a eleição para a presidência da CNBB para o cardeal-arcebispo de Aparecida, d. Raymundo Damasceno Assis.

JOSÉ MARIA MAYRINK, Agência Estado

09 Junho 2011 | 18h39

No discurso de posse, d. Odilo agradeceu o trabalho de seu antecessor no cargo, d. Nelson Westrup, bispo de Santo André, e pediu o empenho do episcopado paulista para a ação da Igreja Católica no próximo quadriênio. Os participantes da assembleia do regional propuseram o tema ''Conversão Pastoral e implicação na Nova Evangelização'' para a próxima Assembleia das Igrejas, que se reunirá, de 14 a 16 de outubro, no Mosteiro de Itaici, município de Indaiatuba.

De volta à capital, d. Odilo e seus bispos auxiliares celebraram missa na Catedral da Sé em memória do Beato José de Anchieta, um dos fundadores, com padre Manoel da Nóbrega, do Colégio São Paulo de Piratininga, no Pátio do Colégio, dando origem à cidade de São Paulo. Nascido em Tenerife, nas Ilhas Canárias, em 19 de março de 1534, Anchieta entrou para a Companhia de Jesus (padres jesuítas) e foi mandado, ainda estudante, como missionário para o Brasil. Trabalhou na catequese dos índios, como professor, músico, enfermeiro, sapateiro, taumaturgo, construtor e conselheiro espiritual. Declarado beato por João Paulo II, em 1980, Anchieta depende de um milagre atribuído à sua intercessão para chegar a santo.

Mais conteúdo sobre:
CNBB eleição presidente regional

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.