Doente recebe alimento na veia em Alfenas

Um aposentado de 83 anos que está internado em um hospital particular de Alfenas (Minas Gerais) recebeu alimento pelo cateter na veia em vez de medicação. O erro fez com que o paciente, identificado como José Luiz Pereira, fosse transferido às pressas para a UTI (Unidade de Terapia Intensiva) onde segue internado.

RENE MOREIRA, ESPECIAL PARA O ESTADO / FRANCA, O Estado de S.Paulo

14 de março de 2013 | 04h23

O hospital confirmou nesta semana o erro, que ocorreu na sexta-feira, e o atribuiu a uma técnica em enfermagem. O caso está sendo apurado em sindicância interna e por meio de um inquérito na Polícia Civil.

O paciente estava internado em um quarto do hospital particular havia duas semanas para tratar uma pneumonia e, segundo parentes, estava se recuperando bem.

Erro. Em entrevista a uma emissora de TV, o diretor clínico do hospital, Paulo Celso Bastos Bernardes, confirmou o erro que agravou o estado de saúde do idoso.

"O hospital admite que houve uma falha humana e nós abrimos uma sindicância para apurar o que de fato aconteceu", afirmou Bernardes.

A família do aposentada mora na cidade de Machado (MG) e procurou a polícia assim que soube do erro. Os envolvidos no incidente estão sendo ouvidos e um inquérito a respeito já foi aberto.

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.