E os vencedores são... (5ª você saberá)

Durante 24 dias, 11 jurados percorreram 37 restaurantes para provar 47 pratos divididos em 9 categorias. Tudo isso para escolher os melhores pratos da cidade neste ano

02 de dezembro de 2010 | 10h18

 

Terminou a maratona. Visitando 37 restaurantes em 24 dias, nossos jurados elegeram os melhores pratos da cidade. Não, não vamos contar quais são. Espere pela revista especial do prêmio, que sai quinta, com o Paladar

Durante 24 dias, 11 jurados percorreram 37 restaurantes paulistanos para provar 47 pratos divididos em 9 categorias. Tudo isso para escolher os melhores pratos da cidade neste ano.

Quem são os vencedores desta quinta edição do Prêmio Paladar? Isso você só vai saber na próxima quinta-feira, dia 9 de dezembro, quando chega às bancas a revista especial do prêmio, com 116 páginas. A revista vai circular com a edição regular do caderno.

Bem, só tem um jeito de você saber os resultados antes da edição da próxima quinta-feira. É acompanhar a entrega dos prêmios em tempo real, na quarta-feira, dia 8 de dezembro, pelo Twitter do Paladar (twitter.com/paladar_estadao).

Enquanto os chefs vencedores estiverem subindo ao palco do Grand Hyatt São Paulo, na próxima quarta-feira, dia 8, uma equipe se encarregará de divulgar os resultados no microblog. Em seguida, no site do caderno estarão todos os ganhadores, as opiniões dos jurados, as categorias e todos os pratos.

Neste ano o júri do Prêmio Paladar teve a participação de seis leitores, que foram convidados a se juntar ao time integrado por quatro editores do caderno.

Eles foram selecionados de duas maneiras. Dois deles foram escolhidos entre aqueles que comentam regularmente os blogs do Paladar. E os outros quatro venceram uma disputadíssima concorrência que teve a participação de 468 leitores: escreveram uma crítica sobre um prato qualquer e enviaram o texto para o blog do Paladar. Inicialmente haveria uma única vaga. Mas os textos estavam tão bons que escolhemos quatro.

Durante três semanas, todos os jurados provaram todos os pratos concorrentes para escolher seu preferido em cada categoria, sempre anonimamente. O Prêmio Paladar é único que não aceita o voto de memória: tem de provar, na hora. E o que conta é a comida. Não importa o ambiente, o serviço, o design de talheres ou a qualidade da toalha.

Além de conferir o placar do Prêmio, a edição especial revela também o hambúrguer vencedor na categoria júri popular feita pelo site www.premiopaladar.com.br. Foram 27 concorrentes. Em 2006, os leitores elegeram a melhor pizza; em 2007, a feijoada imbatível; em 2008, a picanha grelhada mais saborosa e em 2009 o couvert mais completo.

Como nos anos anteriores, o troféu deste ano é assinado por um conhecido artista brasileiro. Os vencedores irão receber uma reprodução da obra original em forma de prato. Os pratos-troféus dos anos anteriores, que ilustram esta página, foram criados por Pinky Wainer (2006), Gustavo Rosa (2007), Luciano Scherer (2008) e Leda Catunda (2009).

Na festa de premiação será conhecido também o jovem cozinheiro vencedor da categoria novos talentos. O concurso deste ano teve a participação de dez jovens chefs, que aceitaram o desafio de criar um prato trivial brasileiro. Você poderá acompanhar a prova no site da TV Estadão.

 

 

Veja também:

linkO terroir em forma de batatinhas

linkA comida me mordeu. E eu mordi de volta

linkJá fizeram graça e até negaram o primeiro do mundo

linkOvo à Noma? Você é quem frita ?

Leia mais:

linkReceitas de aniversário que buscam inspiração 'belga', com algo a mais

linkA ancestral nova cozinha do Chile

linkSabores arrancados do solo e da pedra

linkPara sentir a terra e comer o território com as mãos

linkEñe faz jantares com cardápio premiado do Dos Cielos

linkWilma Kövesi abre turmas

blog Leia o blog do Paladar

Tudo o que sabemos sobre:
pr&ecircmio paladarresultado, jurados

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.