'É um fato que está acontecendo diante dos nossos olhos'

Para o climatologista Carlos Nobre, a importância de ter a definição científica de que estamos vivendo uma nova época é acima de tudo simbólica - mostrar que nos transformamos em uma força telúrica, geológica.

O Estado de S.Paulo

26 Dezembro 2012 | 02h01

"Não é mais a espécie humana muito pequenininha perto das forças da natureza", diz. "O conceito de Antropoceno resume em uma palavra o fato de que a ação humana se tornou uma força de consequência global, que modifica globalmente os ciclos naturais." E o processo pode estar ocorrendo em uma velocidade sem precedentes. Enquanto mudanças naturais no passado ocorreram em escalas de milhares de anos, a humanidade pode ter mudado o planeta em 200 anos. O Antropoceno é caracterizado mais pela velocidade que pela intensidade das transformações.

"Isso não é um julgamento qualitativo. É um fato que está acontecendo diante dos nossos olhos. Estamos só registrando e achando um nome que signifique que a perturbação causada pelo homem é semelhante às grandes transformações que geraram as épocas geológicas." / G.G.

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.