Em 2013, avaliação incluirá todas as particulares

A partir do ano que vem, todas as escolas particulares do País deverão ser obrigadas a fazer a Prova Brasil, avaliação aplicada pelo governo federal aos alunos da rede pública a cada dois anos, usada para calcular o Ideb e avaliar o desempenho do sistema. Atualmente, apenas uma amostra das escolas privadas realiza essa prova.

O Estado de S.Paulo

15 de agosto de 2012 | 03h03

O objetivo do governo, de acordo com Mercadante, seria obter uma análise mais aprofundada desse universo. "Vamos tornar obrigatória para a rede privada a Prova Brasil a partir de 2013", afirmou o ministro ontem, antes da divulgação dos resultados.

Na rede privada, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ainda é a maior referência de desempenho, apesar de não ser feito por todos os alunos da escola, apenas pelos que pretendem usá-lo para ingressar em uma universidade federal ou disputar uma bolsa do Programa Universidade Para Todos (ProUni).

A Prova Brasil é aplicada nas 4ª e 8ª séries (5º e 9º ano, respectivamente) do ensino fundamental e no 3º ano do ensino médio. Os alunos respondem a questões de língua portuguesa, com foco em leitura, e de matemática, com foco na resolução de problemas. / JOSÉ EDUARDO BARELLA, ENVIADO ESPECIAL A BRASÍLIA

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.