Em 2014, torcida terá de descer a 1 km de estádio

Torcedores que forem aos jogos da Copa do Mundo de 2014 no "Itaquerão", na zona leste, só vão conhecer a Estação Itaquera do Metrô, a mais próxima do futuro estádio do Corinthians, do lado de fora. Segundo a São Paulo Transportes (SPTrans), a Fifa, organizadora do Mundial, recomendou que o acesso do público ao estádio seja feito pela Estação Artur Alvim, distante cerca de 1 quilômetro do equipamento.

BRUNO RIBEIRO, Agência Estado

24 de agosto de 2012 | 10h13

O motivo da preferência por Artur Alvim é a segurança. Segundo técnicos da SPTrans, a experiência repassada pela Fifa mostra que há problemas com a aglomeração das torcidas se o acesso ao metrô for muito próximo da entrada do estádio. Daí a organização recomendar uma parada mais distante.

O secretário municipal adjunto de Transportes, Pedro Luiz de Brito Machado, cita como exemplo o estádio de Munique, na Alemanha. A Allianz Arena, inaugurada em 2005 para a Copa de 2006, realizada naquele país, foi feita propositalmente a cerca de 800 metros dos meios de transporte mais próximos.

O Metrô, porém, evita confirmar a preferência por Artur Alvim. Em nota, diz que vai operar as estações normalmente nos dias de jogos em 2014, mas afirma que "o comitê organizador do evento em São Paulo vai apontar qual a melhor rota para entrar e sair do estádio. Nos demais jogos, o Metrô seguirá a orientação do órgão que cuida da segurança pública".

A caminhada entre Itaquera e Artur Alvim é feita em cerca de 15 minutos. Nesse tempo, a multidão, que deixa o estádio em bloco, no fim das partidas, será dispersada, o que minimizaria eventuais tumultos. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo

Mais conteúdo sobre:
estádioCopaItaquerãoterminal

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.