Em meio a impasse, Berlusconi diz estar pronto para novas eleições

O líder de centro-direita italiano Silvio Berlusconi, de 76 anos, disse a milhares de simpatizantes reunidos no centro de Roma neste sábado que ele está pronto para novas eleições, enquanto seu rival deu início a negociações para tentar formar um governo.

Reuters

23 de março de 2013 | 18h30

"Estamos todos prontos para outra campanha eleitoral e, dessa vez, vamos ganhar com vantagem!", gritou o ex-primeiro-ministro de um palco no início de um discurso de uma hora. A multidão, que agitava bandeiras, respondeu ruidosamente.

Realizada há um mês, a eleição geral não apresentou nenhum grupo único com maioria no Parlamento, deixando a terceira maior economia da zona do euro em xeque enquanto a crise bancária no Chipre renova os temores de uma explosão de turbulência nos mercados que integram o bloco monetário continental.

O presidente Giorgio Napolitano pediu na sexta-feira que o líder de centro-esquerda Pier Luigi Bersani tente recuperar o apoio no Parlamento, para formar um governo e acabar com o impasse político.

Neste sábado, um tribunal italiano concordou ainda com o pedido de Silvio Berlusconi para adiar, por cerca de um mês, o julgamento de um recurso contra condenação por fraude fiscal.

A solicitação de Berlusconi de mudar a apelação à condenação de Milão para um tribunal que ele considera mais neutro na cidade próxima de Brescia será discutida em 20 de abril, segundo a juíza do caso.

(Reportagem de Steve Scherer e Manuela D'Alessandro)

Tudo o que sabemos sobre:
BERLUSCONIELEICOES*

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.