Emoção da caça

À noite, limpamos e fatiamos os cogumelos, que preparamos com azeite, sal e tomilho, separadamente, para apreciar cada sensação.

O Estado de S.Paulo

22 Novembro 2012 | 02h09

Para acompanhar, apenas pão, vinho e presunto ibérico. Todos eram deliciosos. Os rovellós mais ainda, pois são densos, aromáticos, com consistência de carne macia. Agora, o prazer de coletá-los foi maior que o de comê-los.

E se o aventureiro não consegue encher a cesta, pode passar na loja La màgia dels bolets, no Mercado da Independência, em Terrassa, e comprar cogumelos silvestres frescos, como fazem os pescadores de mentira.

Para terminar, descobri que a diferença entre espécies comestíveis e tóxicas às vezes está em um pequeno detalhe como a cor da seiva ou um determinado anel no chapéu. E, para ter segurança, não dá para se guiar apenas pelo desenho, que pode mudar nas diversas fases - dependendo da idade, uma mesma espécie pode ter chapéu plano, côncavo, convexo, uniforme, manchado.

Eu mesma já fotografei diversos cogumelos Brasil afora, fiz curso onde disseram que não temos cogumelos mortais, tenho guias de identificação, mas só coleto orelhas-de-pau, que conheço bem.

Encontrou algum erro? Entre em contato

publicidade

publicidade

publicidade

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.