Encomendas da Airbus superam as da Boieng no 1o semestre de 2009

A Airbus vendeu 58 aeronaves em junho, informou a companhia nesta quarta-feira, quase todas na feira Paris Air Show, ficando à frente da Boeing no primeiro semestre deste ano.

REUTERS

08 Julho 2009 | 13h58

O quantidade maior que a prevista elevou para 90 o número de aviões Airbus vendidos pela companhia neste ano sem incluir cancelamentos.

Mas o desempenho ficou acentuadamente abaixo das 525 encomendas verificadas na primeira metade de 2008, conforme a indústria global de aviação luta contra a recessão.

A Airbus prevê encomendas brutas, antes de cancelamentos, de "até 300" aeronaves em 2009, mas reconheceu que este número parece cada vez mais fora de alcance.

Em junho, a Etihad Airways, de Abu Dhabi, cancelou uma das oito encomendas do modelo A340-600, avaliadas em 250 milhões de dólares cada, segundo levantamento mensal da Airbus.

Até agora neste ano, as companhias aéreas cancelaram 22 encomendas de aeronaves da Airbus, deixando a subsidiária EADS com uma encomenda líquida de 68 unidades.

Já a Boeing comercializou 85 aviões entre janeiro e junho, mas houve 84 cancelamentos. A empresa entregou 246 aviões no período.

Airbus entregou 49 aeronaves, elevando o total de entregas no primeiro semestre para 254 unidades.

(Reportagem de Tim Hepher)

Mais conteúdo sobre:
AVIACAOAIRBUSATUALIZA*

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.