Ex-chef ganha ouro em jogos culinários com esculturas de manteiga

Vipular Athukorale venceu Olimpíadas Culinárias na Alemanha.

BBC Brasil, BBC

06 de novembro de 2012 | 09h54

Esculturas escorregadias

Um ex-chef, que é agora também escultor, ganhou a medalha de ouro para a Grã-Bretanha nas Olimpíadas de Culinária ocorridas na Alemanha graças às suas esculturas em manteiga.

Vipular Athukorale, de 49 anos, conquistou a medalha de ouro com duas obras: uma cena de Chapeuzinho Vermelho e um carro da marca Volkswagen.

Athukorale passa meses trabalhando em cada uma de suas peças, usando bisturis pequenos para criar detalhes em trabalhos que podem chegar a medir até 60 centímetros de comprimento.

"Comecei a fazer esculturas de manteiga há 30 anos, quando trabalhava como chef", contou Athukorale, acrescentando que sempre gostou de artes.

O ex-chef ouviu falar que era possível esculpir com manteiga e resolveu tentar. Athukorale experimentou várias marcas até adotar uma margarina específica para massas e bolos que, segundo ele, não derrete tão facilmente.

Ele cria uma estrutura em aço inoxidável e com fios para, então, cobrir tudo com a margarina e começar a esculpir cuidadosamente.

E o que surpreende é que, se as obras forem mantidas longe da luz direta do sol e de aquecedores, podem durar anos. Mas, para evitar a poeira, Athukorale precisa manter as esculturas dentro de caixas de plástico. BBC Brasil - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização por escrito da BBC.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.