Ex-maratonista Vanderlei Cordeiro de Lima bate-papo com leitores da BBC Brasil

Atleta carregará a tocha olímpica na Grã-Bretanha na quinta; medalha de bronze em 2004 veio após empurrão durante a prova.

BBC Brasil, BBC

29 Maio 2012 | 07h54

O ex-maratonista Vanderlei Cordeiro de Lima, medalha de bronze na Olimpíada de Atenas, em 2004, participa nesta quarta-feira, dia 30 de maio, de um bate-papo com os leitores da BBC Brasil pela internet.

O bate-papo com o atleta acontece a partir das 12h30 (horário de Brasília) pela página da .

Vanderlei, de 42 anos, é um dos ex-atletas brasileiros convidados para participar do revezamento da tocha olímpica na Grã-Bretanha. Ele carregará a tocha em Hindley, na região da Grande Manchester, no dia 31.

O atleta ganhou fama mundial ao conquistar a medalha em Atenas apesar de ter sido empurrado pelo ex-padre irlandês Cornelius Horan durante o percurso, quando liderava a prova, a menos de seis quilômetros do final.

A imagem do atleta entrando no estádio olímpico, abrindo os braços e imitando um avião, enquanto era ovacionado pelos espectadores, é uma das mais marcantes daqueles Jogos.

O terceiro lugar de Vanderlei em 2004 é a melhor colocação de um maratonista brasileiro em Olimpíadas.

Em entrevista à BBC Brasil no início do mês, Vanderlei Cordeiro afirmou que a medalha de bronze o fez esquecer o momento inusitado vivido durante a prova.

"Não tenho uma lembrança forte do episódio. A maior memória daquele dia foi a entrada no estádio olímpico. A conquista foi tão importante que esqueci que tinha sido atrapalhado lá atrás", disse Vanderlei à BBC Brasil. "Mesmo com aquilo, eu era a pessoa mais feliz do mundo", afirmou.

O espírito olímpico do atleta lhe valeu uma medalha especial do Comitê Olímpico Internacional.

Vanderlei se aposentou em 2008, após se lesionar e não conseguir o índice para competir nos Jogos de Pequim, naquele ano.

O atleta paranaense se dedica hoje ao Instituto Vanderlei Cordeiro de Lima (IVCL), que apadrinha projetos sociais de formação de jovens atletas nos Estados de São Paulo e Paraná. BBC Brasil - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização por escrito da BBC.

Encontrou algum erro? Entre em contato

publicidade

publicidade

publicidade

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.