Exportação de café verde do Brasil cai 30% em abril

A exportação de café verde do Brasil em abril somou 1,72 milhão de sacas, contra 2,46 milhões de sacas no mesmo mês de 2011, queda de 30 por cento, informou nesta terça-feira o Cecafé, entidade que representa os exportadores.

REUTERS

08 Maio 2012 | 18h19

Na soma dos quatro primeiros meses de 2012 foram exportados 7,62 milhões de toneladas de café verde. Na comparação com o mesmo período de 2011, houve redução de 23,2 por cento.

A queda nas exportações do Brasil, maior produtor e exportador global de café, ocorre após o país ter colhido uma safra de baixa do ciclo bianual do arábica em 2011. A colheita da nova temporada está apenas em seu início.

Já a receita com as exportações de café apresentou um crescimento de 15,7 por cento considerando os dez meses da safra 2011/2012 (jul-11/abr-12) em comparação com o mesmo período da safra anterior, chegando a 6,933 bilhões de dólares.

A entidade afirma que o crescimento na receita tem relação com a crescente venda de cafés de maior qualidade, com maior valor agregado, além dos maiores preços.

"O aumento na receita do ano-safra até o momento em relação ao mesmo período da safra anterior está relacionado não apenas aos preços, que tiveram 33,3 por cento de crescimento neste intervalo. Ele se deve também à qualidade do café exportado - os cafés especiais já respondem por 29,9 por cento do total", afirmou Guilherme Braga, diretor-geral do Cecafé.

"A expectativa é que essa tendência se mantenha ou tenha uma leve alta até o final da safra", acrescentou ele.

O relatório mostra que 87 por cento do café exportado de janeiro a abril de 2012 foi da variedade arábica. O Cecafé aponta ainda que neste ano a Europa respondeu por 56 por cento das compras, sendo a Alemanha o maior importador, e que a América do Norte adquiriu 20 por cento do total das sacas embarcadas ao exterior.

O porto de Santos continua sendo a principal porta de saída do café brasileiro, com 78 por cento dos embarques. O porto de Vitória é o segundo em exportações com 12 por cento do volume.

(Por Fabíola Gomes e Gustavo Bonato)

Mais conteúdo sobre:
COMMODSCAFECECAFE*

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.