Exportação de frango do Brasil cai 5% em fevereiro, diz Ubabef

As exportações brasileiras de carne de frango recuaram 5 por cento em fevereiro ante 2011, para 281,6 mil toneladas, reflexo da redução das compras pelo Japão e alguns países do Oriente Médio, além da instabilidade cambial, apontou a associação que reúne a indústria.

REUTERS

13 Março 2012 | 14h28

A Ubabef informou que a receita em fevereiro caiu 8,2 por cento, para 539,6 milhões de dólares ante o mesmo período do ano passado.

As vendas para o Japão caíram 27 por cento em fevereiro deste ano, segundo o levantamento da indústria. A Ubabef considera que o país está utilizando estoques formados depois de compras acima da média. Além disso, no início do ano passado, os japoneses importaram volumes mais elevados que a média.

O setor também apontou redução das vendas para o Irã, que vem reduzindo drasticamente as importações desde agosto, na tentativa de proteger a indústria local, segundo a Ubabef. Houve queda também nos embarques com destino ao Kuweit e Iraque, apontou a entidade.

A questão cambial preocupa a associação, por seu impacto negativo nas vendas e receita do setor.

"O governo federal já adotou medidas, mas os exportadores ainda precisam de mais iniciativas que deem mais segurança aos negócios. As exportações vão exigir, este ano, mais atenção por parte da equipe econômica", disse Francisco Turra, presidente da Ubabef.

VENDAS CRESCEM NO BIMESTRE

A despeito do recuo visto em fevereiro, as exportações brasileiras ainda registraram aumento de 3,1 por cento nos primeiros dois meses de 2012, somando 610,5 mil toneladas.

Já a receita com as exportações ficou praticamente estável, tendo pequeno recuo de 0,2 por cento para 1,174 bilhão de dólares.

(Por Fabíola Gomes)

Mais conteúdo sobre:
COMMODS FRANGO UBABEF*

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.