Fãs da Apple fazem filas por novos modelos de iPhones

Fãs da Apple fazem filas por novos modelos de iPhones

Em NY, fila de consumidores se alongou por mais de 10 quarteirões; em Atlanta, policiais foram chamados para controlar multidão antes das 5h30 da manhã

SAM ADAMS E RORY CARROLL, REUTERS

19 Setembro 2014 | 14h34

A nova geração de iPhones da Apple atraiu multidões de amantes de dispositivos eletrônicos, empreendedores e pessoas que costumam adotar de prontidão novas tecnologias para as lojas da empresa em Nova York, San Francisco e outras cidades ao redor do mundo, no mais recente sinal de forte demanda inicial pelo produto.

Já na noite antes da estreia dos aparelhos nesta sexta-feira, cerca de 70 pessoas aguardavam em fila na frente da loja da Apple em San Francisco. Alguns, ansiosos em pôr suas mãos no iPhone e no iPhone 6 Plus, que possuem telas maiores e maior duração de baterias, estavam no local desde a noite anterior.

Na loja da Apple na Quinta Avenida em Nova York, a fila de consumidores se alongava por mais de dez quarteirões. Funcionários da Apple os lideraram em uma contagem regressiva antes da abertura do estabelecimento e comemoraram com clientes que entravam no cubo de vidro que leva à loja subterrânea.

Em Atlanta, policiais foram chamados para o serviço antes das 5h30 da manhã no horário local para ajudar a controlar a multidão em um local por conta de preocupações sobre potenciais pisoteios, disse o Atlanta Journal-Constitution.

Embora tenha se tornado habitual que enxames de pessoas saúdem o lançamento de produtos da Apple, as longas filas desta sexta-feira ainda são um sinal de demanda saudável para os novos modelos. Os iPhones atraíram mais de 4 milhões de solicitações de pré-encomendas nas primeiras 24 horas de 12 de setembro, mais que o dobro dos 2 milhões registrados para os iPhone 5 no mesmo período há dois anos.

As multidões entusiásticas se reuniram apesar de sinais de que o legendário "fator arrojado" da Apple pode estar perdendo força junto a alguns consumidores, segundo uma recente pesquisa Reuters/Ipsos.

Paul Terrebonne, cozinheiro de 26 anos que havia feito sua pré-encomenda do iPhone 6, disse que o tamanho dos novos dispositivos foi o suficiente para atraí-lo de volta para a Apple em detrimento de seu aparelho anterior, um Motorola Moto X.

"Tem a ver com o tamanho da tela, além disso, senti falta da câmera do iPhone", disse, acrescentando que evitou o iPhone 6 Plus porque o aparelho seria "um pouco grande demais".

O lançamento atraiu compradores de pontos distantes. Flavio Gondim, funcionário público brasileiro de 40 anos, disse que está comprando um iPhone 6 em Nova York porque "em casa eles são, talvez, 50 por cento mais caros".

Na Ásia, muitas pessoas que fizeram filas para comprar os novos aparelhos em Cingapura, Hong Kong e Austrália afirmaram que pretendem revender os dispositivos na China, onde obstáculos regulatórios estão segurando estreia dos novos telefones.

Ainda não está claro se a renovada mania pelo iPhone se estenderá para o outro grande lançamento da companhia, o Apple Watch, que não estará disponível até o início do ano que vem.

Raj Kaur, que estava esperando em uma fila em San Francisco confortavelmente em uma cadeira dobrável, disse que não planeja repetir a vigília para o novo relógio.

"Esperarei pela segunda edição, quando eles tiverem melhorado o produto", disse ela.

(Reportagem adicional de Colleen Jenkins)

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