Festins e bebedeiras

5. 'Cristo na casa de Marta e Maria', 1568, Joachim

O Estado de S.Paulo

14 Março 2013 | 04h28

Beuckelaer

O pintor flamengo retrata episódio bíblico, narrado no Evangelho de São Lucas, mas o interessante é que, em destaque, no primeiro plano da tela, está a cozinha, repleta de caças, penduradas ou em caçarolas, além de verduras, prontas para serem preparadas.

6. 'Uma despensa', 1642, Adriaen van Utrecht

Outro egresso da escola flamenga que está na coleção do Prado, Van Utrecht primava pelas detalhadas naturezas-mortas. Nesta matizada tela, uma opulenta mesa ostenta cachos de frutos, diversos legumes, aves, como faisão e ganso, abatidas e uma inusual e vermelha lagosta.

7. 'A degolação de São João Batista', 1630-1633,

Bartolomeus Ströbel

A enorme tela, de 2,80 m x 9,50 m, como diz o título bíblico, mostra Salomé com a cabeça de Batista em uma bandeja de prata.

Na mesa, preparada pelo rei Herodes e rodeada por numerosos e suntuosos convivas, ostras, lagostas, frutas e brilhantes utensílios.

8. 'A festa do vinho de São

Martinho', 1565-1568, Pieter Brueghel

O quadro foi "descoberto" em 2010, quando se reconheceu que o autor era Brueghel, herdeiro artístico do flamengo Bosch. Centenas de homens aglomeram-se formando uma montanha de sedentos por vinho, armazenado em enorme tonel no centro da tela.

9. 'Os bêbados, ou o triunfo de Baco', 1628-1629, Diego

Velázques

Baco, deus do vinho, coroa um soldado e uma impagável turma de bêbados observa a cena com rubor e olhar turvo típico dos ébrios. A cena ganha graça quando se compara a descompostura dos bebuns à solenidade da figura grega mitológica.

10. 'A última ceia', 1593-1594, Agostino Carracci

O pintor italiano, estudioso dos primeiros renascentistas, buscava evitar o maneirismo que grassava em fins do século 16. Nesta tela, reproduz com vivacidade de cores a cena galvanizada por Da Vinci, dando destaque para os alimentos que compõem a última refeição de Jesus.

Encontrou algum erro? Entre em contato

publicidade

publicidade

publicidade

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.