Fiadora poderosa

Contrato da Globo garante empréstimo

Keila Jimenez, O Estadao de S.Paulo

21 de janeiro de 2010 | 00h00

Os bancos estão abrindo linhas de crédito de olho em uma fiadora poderosa: a Globo. Vários bancos estão preparando planos de empréstimos para oferecerem a clubes de futebol de olho na grana que eles levam da emissora pelos direitos de transmissão dos jogos.

Prática recente, vem se tornando cada vez mais comum integrantes do Clube dos 13 pegarem empréstimos em bancos - a juros altos - e colocarem como garantia o contrato que possuem com a Globo. Sim, a emissora não participa dessas negociações diretamente, mas garante ter todas elas.

Há quem sustente que a prática amarra o Clube dos 13 à Globo, uma vez que, endividados - com dinheiro da TV já prometido aos bancos -, os times se sentem obrigados a renovarem contrato com a emissora. A rede nega, diz que essas dívidas com bancos não podem exceder o tempo do contrato em vigência pelos direitos de transmissão.

Pelo pacote de futebol deste ano, a Globo pagou R$ 220 milhões ao Clube dos 13. O valor pode crescer caso a audiência média dos jogos seja superior a 21 pontos, sendo que cada ponto extra vale cerca de R$ 1 milhão.

Aperte o play

Marcelo Adnet atormenta a cantora Danni Carlos no 15 Minutos em Dobro de hoje, na MTV. Na atração, gravada na Lagoa Rodrigo de Freitas, no Rio, Adnet aproveita o talento da cantora para interpretar a música alheia - Danni Carlos gravou vários CDs só de covers - e solta todo o seu potencial.

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.