Fiat Strada 1.8 ganha nova frente

Sete meses após o lançamento da terceira geração do Palio, a Fiat apresenta a picape Strada com visual renovado e propulsor bicombustível, mas apenas nas versões de motor 1.8. A denominação Working dá lugar à Trekking, que custa R$ 27.900 se for Cabine Simples ou R$ 29.950 se Cabine Estendida. A versão Adventure permanece à venda e tem preço de R$ 32.980. O desenho dianteiro é idêntico ao da linha Palio atual. As lanternas traseiras têm o mesmo formato da linha anterior, mas a área central incolor é maior. Alguns detalhes foram redesenhados, como as maçanetas. A que abre a caçamba é o próprio logotipo da Fiat. Na linha reestilizada, as duas versões receberam pára-choques com desenho mais agressivo e quebra-mato incorporado ao dianteiro (com faróis de neblina e longo alcance de série na Adventure). Boa impressão O primeiro contato com o modelo se limitou a trechos sinuosos com terra batida, pouca lama e retas de asfalto com limite de 80 km/h. A Trekking usa pneus normais (asfalto) e a Adventure, de uso misto (asfalto e terra), mas não foi possível sentir diferença de aderência entre os dois na avaliação. A medida adotada (175/80 R14 para ambos) favorece o conforto. Leves e potentes, as novas versões mostraram agilidade nos dois tipos de piso. Equipadas com o motor denominado 1.8 Flex, as picapes de teste estavam abastecidas com gasolina e álcool meio a meio. Esse propulsor, que equipa tanto Trekking como Adventure, pode usar o derivado de petróleo, o combustível vegetal ou a mistura dos dois. Produz 106 cv se abastecido com gasolina e 110 cv com álcool. Novo interior No acabamento interno, a fábrica mudou o volante e o painel, os bancos foram redesenhados e os trilhos ganharam 2 cm, o que permite maior afastamento. Como novo opcional na Adventure e na Trekking há um aparelho para reprodução de MP3 que exibe no visor mensagens de texto da emissora sintonizada. Sensores de chuva e luminosidade (que acionam automaticamente limpador de pára-brisa e faróis) são opcionais para a Adventure. De série, as duas vêm com direção hidráulica. Na Adventure, um sistema batizado My Car permite personalizar funções como a ativação do alerta de velocidade, travamento das portas a partir de 20 km/h e acessar informações sobre manutenção programada e troca de óleo. As versões 1.3 Fire permanecem com o visual antigo, mas o grafismo no painel é novo. A montadora reduziu seus preços - uma estratégia para oferecer a picape pequena mais acessível do mercado. A de cabine simples agora parte de R$ 23.550 (queda de 6,4%) e a estendida passa a R$ 26.800 (1% mais barata).

Agencia Estado,

09 de junho de 2004 | 10h42

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.