Fiscais flagram pesca ilegal de camarão no Maranhão

Aproximadamente 100 quilos de camarão-rosa e camarão-branco foram apreendidos por fiscais do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, no litoral do Maranhão. Duas embarcações foram flagradas pescando com rede de arrasto em período de defeso. O pescado foi doado a comunidades carentes.

O Estado de S.Paulo

17 de fevereiro de 2012 | 03h03

A operação, realizada na quarta-feira da semana passada, durou 12 horas e teve o apoio da Capitania dos Portos do Maranhão.

Ações em mar aberto na região são difíceis por causa das condições do mar, um dos mais agitados do litoral brasileiro. Além disso, há a barra do Rio Preguiças tem muitos bancos de areia e informantes alertam infratores do deslocamento da equipe de fiscalização.

Fiscais do parque vinham, desde o ano passado, fotografando a costa para identificar embarcações e compreender a dinâmica da pesca de arrasto. Além disso, utilizaram informações do projeto de monitoramento da geografia da foz do Rio Preguiças, desenvolvido por meio de uma parceria do parque nacional com o Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo (USP), para traçar as rotas seguras de saída e entrada da barra.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.