Fontes renováveis são necessárias

Para João Talocchi, coordenador da Campanha de Clima do Greenpeace, "se as previsões desse estudo se confirmarem, deixar para investir depois poderá sair muito caro". Ele lembrou a necessidade de alternativas para energias renováveis - solar, eólica e biomassa -, para que não haja perda de energia firme. "O fator de capacidade no Sul do Brasil, considerada a pior região para captação de energia solar, ainda é muito maior do que a melhor região da Alemanha."

, O Estadao de S.Paulo

25 de novembro de 2009 | 00h00

No caso do impacto nas bacias hidrográficas, José Galizia Tundisi, especialista em recursos hídricos, diz que a principal conclusão do estudo é a alteração do semiárido para o árido no Rio São Francisco. "Isso fará com que a água diminua e perca sua qualidade, pois quanto menos água, mais suja ela é."

Paulo Barreto, engenheiro florestal, destaca as secas severas que podem ocorrer num cenário de elevação de 4°C na temperatura. "Isso teria um efeito grande na alimentação da população local, pois afetaria a reprodução dos peixes." Ele avalia que "isso forçaria um deslocamento das espécies que não conseguissem se adaptar ou levaria à extinção de algumas". CAROLINA STANISCI, DIANA DANTAS e KARINA NINNI

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.