Fortaleza tem disputa acirrada entre PT e PSB, mostram pesquisas

A disputa pela prefeitura de Fortaleza entre os candidatos Elmano de Freitas (PT) e Roberto Claudio (PSB) ficou mais acirrada a três dias do segundo turno, conforme mostraram pesquisas de intenção de voto nesta quinta-feira. O Datafolha apontou um ponto de diferença entre ambos, e o Ibope revelou empate numérico.

Reuters

25 de outubro de 2012 | 10h24

Claudio, que na pesquisa anterior do Datafolha, entre os dias 16 e 17 de outubro, tinha 37 por cento da preferência dos eleitores, subiu 4 pontos, alcançando 41 por cento, e diminuiu a diferença para o petista Freitas, que permaneceu estável com 42 por cento.

Ambos os candidatos continuam em empate técnico dentro da margem de erro, que é de 3 pontos. No entanto, o candidato apoiado pelo governador do Ceará, Cid Gomes (PSB), diminuiu a diferença principalmente com eleitores que antes haviam declarado votar nulo ou branco.

O número de eleitores que afirmaram votar nulo ou branco dessa vez caiu de 11 para 8 por cento, enquanto os que se disseram indecisos ficaram em 9 por cento, segundo o Datafolha.

Já na sondagem do Ibope, ambos os candidatos aparecem com 43 por cento das intenções de voto, e, também na contagem dos votos válidos, Freitas e Claudio têm 50 por cento cada um.

Na pesquisa passada, realizada entre os dias 15 e 17, Claudio estava à frente com 41 por cento e Freitas aparecia com 39 por cento.

Os entrevistados que disseram votar nulo ou branco somaram 11 por cento, e 3 por cento disseram estar indecisos, segundo o Ibope.

A pesquisa Datafolha, encomendada pelo jornal O Povo, ouviu 1.279 eleitores nos dias 23 e 24 de outubro. A enquete do Ibope, encomendada pelo jornal Diário do Nordeste, ouviu 805 pessoas, entre os dias 21 e 23.

(Por Daniela Ades, em São Paulo)

Tudo o que sabemos sobre:
POLITICAPESQUISASFORTALEZA*

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.