Fotógrafo transforma avó em super-heroína

Livro de Sacha Goldberger mostra fotos de sua avó, Mamika, em situações inusitadas.

BBC Brasil, BBC

15 de dezembro de 2010 | 08h12

O fotógrafo Sacha Goldberger transformou a avó de 90 anos, Frederika, em super-heroína no livro Mamika - Pequena-grande avó.

Francês de origem húngara, Goldberger chama a avó de Mamika, ou "mãezinha" em húngaro, e diz que o livro pretende tratar de maneira divertida os problemas enfrentados por idosos, como as dificuldades físicas e a solidão.

"Sou muito próximo de minha avó. Como vivo com ela, é como se vivesse os mesmo problemas que ela tem, na sua idade", disse o fotógrafo à BBC.

Além da série "supermamika", Goldberger mostrou a avó como uma lutadora de boxe, uma banhista e uma dona de casa atrapalhada, que usa o cachorro para limpar os vidros.

"A supermamika voando foi o mais difícil de fazer com uma senhora de 90 anos. Eu fiquei um pouco envergonhado de pedir isso a ela, mas a imagem é fantástica", contou Goldberger.

Segundo o autor, a ideia do livro nasceu em 2006, quando Frederika entrou em depressão após a "solidão imposta" pela aposentadoria. Ela trabalhou até os 80 anos.

Goldberger queria criar uma página de internet para suas fotos e achou que a avó seria a modelo ideal para apresentar seu trabalho.

"Eu não a escolhi. As fotos existem porque ela me inspuira. Sem ela eu não conseguiria ter feito tudo isso", diz.

O trabalho durou quatro anos, e Goldberger pensa em fazer um novo livro. A nova série pode trazer, além de Frederika, seu avô.BBC Brasil - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização por escrito da BBC.

Tudo o que sabemos sobre:
fotografiamontagemarteidosaavoheroina

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.