GLUPT - Amarelos do Jura

GLUPT - Amarelos do Jura

Aproveitei a passagem pela França para fazer degustações de vinhos que não chegam ao Brasil. Os vins jaunes, vinhos amarelos, do Jura, são raros mesmo lá. Precisei de um bom tempo e algumas visitas a cavistes afastados para conseguir montar um painel, e assim mesmo, painel pequeno, apenas três vinhos. De tal forma esses vinhos são desconhecidos que amigos franceses pensavam que se tratasse de vinhos jovens (jeunes). Claro que minha pronúncia ajudou na confusão, pois toda vez que falo francês é possível ouvir os ossos de Montaigne e Voltaire em claque-claque, tremelicando no túmulo. A sutil diferença entre o som de jaunes e jeunes, a misteriosa região do Jura, a pouco conhecida uva Savagnin e a singularidade de tais vinhos, que são próximos aos de Jerez, com importante traço oxidativo, tudo aumentou o charme da degustação. E nem mesmo amarelos eles são, mas de um tom âmbar verdoso.

LUIZ HORTA - blogs.estadao.com.br/luiz-horta,

09 de novembro de 2011 | 19h30

Aqui no Brasil apenas a importadora Le Tire-Bouchon (tel. 3822-0515) trabalha com um vin jaune, o Château Chalon Domaine Baud. Os espetaculares vinhos de Stéphane Tissot são trazidos pela Delacroix, mas o preço alto dos jaunes da marca fez com que o importador Geoffroy Delacroix hesitasse em incluí-los em seu portfólio. Ele ainda está pensando se os trará. Espero que sim, pois o vinho foi notável, o melhor dos provados.

Dois deles pertencem à denominação de origem Arbois e o terceiro, o Clos des Grives à AOC Côtes de Jura. Tinham em comum uma deliciosa acidez. O Jacques Puffenney era bem intenso e gostoso. O único que decepcionou foi o Clos des Grives, assim mesmo por comparação. Se fosse o único, já estaria para lá de bom. As garrafas são tradicionalmente no formato bojudo chamado clavelin, de 620 ml, com as rolhas recobertas por lacre, para guarda longa, vinhos que duram décadas.

Leia Também

Direto da Concha

Tudo o que sabemos sobre:
PaladarvinhoGlupt

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.