Google tem muito controle sobre mercado chinês de smartphone --ministério

O Google tem muito controle sobre a indústria chinesa de smartphones por meio do sistema operacional Android e discriminou algumas companhias locais, afirmou nesta terça-feira o Ministério da Tecnologia chinês.

Reuters

05 de março de 2013 | 14h08

Relatório do braço de pesquisa do Ministério da Indústria e Tecnologia concluiu também que a China tem a capacidade de produção de criar o próprio sistema operacional.

"A pesquisa e desenvolvimento de nosso país em sistema operacional móvel é muito dependente do Android" afirmou a pesquisa, publicada na sexta-feira mas noticiada pela imprensa chinesa somente nesta terça.

"Apesar de o Android ter código aberto, a tecnologia principal e o guia tecnológico são totalmente controlados do Google", afirmou.

Segundo o relatório, o Google cometeu discriminação contra algumas companhias chinesas que desenvolvem seus próprios sistemas operacionais ao atrasar o compartilhamento de códigos. A companhia também usou acordos comerciais para deter o desenvolvimento comercial de aparelhos móveis dessas fabricantes, afirmou a pesquisa.

Um porta-voz do Google se negou a comentar o caso.

O ministério não recomendou nenhuma medida específica, ações reguladoras ou outras medidas.

(Por Melanie Lee)

Tudo o que sabemos sobre:
TECHGOOGLELEGAL*

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.