Governo de SP muda direção do Metrô e da CPTM

O secretário dos Transportes Metropolitanos de São Paulo, Jurandir Fernandes, anunciou hoje o advogado Sérgio Henrique Passos Avelleda como novo diretor-presidente da Companhia do Metropolitano de São Paulo (Metrô). Para assumir o Metrô, Avelleda deixa o comando da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), para a qual o secretário indicou o administrador Mário Manuel Seabra Rodrigues Bandeira, que já conduziu a empresa na gestão anterior do governador Geraldo Alckmin.

GUSTAVO URIBE, Agência Estado

12 de janeiro de 2011 | 20h31

A expectativa é de que também seja anunciado nesta semana o novo titular da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU). O novo presidente do Metrô já ocupou cargos de direção na companhia. Avelleda atuou como gerente jurídico de 2002 a 2007 e diretor de Assuntos Corporativos entre 2007 e 2008. Em seguida, assumiu o comando da CPTM. O advogado tem mestrado em filosofia do direito pela PUC-SP e foi professor, entre 2004 e 2007, do curso de Direito Administrativo da Sociedade Brasileira de Direito Público (SBDP).

O novo titular da CPTM, que volta ao comando da instituição após quatro anos, é bacharel em Administração de Empresas pela Escola Superior de Administração de Negócios (ESAN) e especializado em Administração de Transportes Intermodais. Bandeira atuou como diretor de Controle Econômico da Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp) entre 2002 e 2003 e desde 2009 era diretor-presidente da Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo (Prodesp).

Em 2010, Bandeira foi alvo de ação civil do Ministério Público Estadual de São Paulo (MPE-SP) por suposto ato de improbidade administrativa na assinatura de aditamento contratual para aquisição de 12 trens da CPTM. Na época, o diretor rechaçou a acusação e ressaltou que o contrato era regular. O MPE-SP também pediu na ação civil a condenação das multinacionais Alstom, Bombardier e CAF.

Tudo o que sabemos sobre:
governoSPmetrôCPTMtransportes

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.