Governo reconhece situação de emergência em municípios

O governo federal reconheceu nesta segunda-feira situação de emergência em 54 municípios de Pernambuco e em 170 municípios da Paraíba, por causa da estiagem. Tal reconhecimento, decidido pela Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, pertencente ao Ministério de Integração Nacional, está presente em portarias publicadas no Diário Oficial da União de hoje. Também foi reconhecida situação de emergência no município paranaense de Campo Largo, atingido por granizo.

AYR ALISKI, Estadão Conteúdo

27 de outubro de 2014 | 16h37

Conforme o Ministério da Integração Nacional, situação de emergência é uma situação anormal, decretada em razão de desastre que, embora não excedendo a capacidade inicial de resposta do município ou do Estado atingido, requer auxílio complementar do Estado ou da União para as ações de socorro e de recuperação.

O governo federal também autorizou hoje o repasse de recursos para dois municípios catarinenses. Xanxerê receberá R$ 120.662,00 e Jaborá, R$ 45.056,78. O dinheiro deverá ser aplicado na execução de ações de restabelecimento. Essas duas localidades ficam no oeste de Santa Catarina e recentemente foram atingidas por fortes chuvas.

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.