Governo vai comprar vacina contra gripe suína para 2010

O secretário de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde, Reinaldo Guimarães, disse ontem que a pasta vai pedir suplementação orçamentária para financiar a compra de vacina contra a gripe suína. O acordo com fabricantes internacionais deve ser finalizado na próxima semana, quando será apresentado oficialmente um plano específico sobre produção e aquisição de insumos contra a nova gripe. Em junho, o ministério iniciou entendimentos com um grupo de empresas estrangeiras que desenvolvem a vacina contra o vírus A (H1N1). O plano é que o produto possa ser usado a partir de 2010, numa eventual segunda onda da doença.

AE, Agencia Estado

23 Julho 2009 | 09h41

?Ainda não fechamos quanto será produzido no Brasil, quanto será importado?, contou Guimarães. As negociações estão sendo feitas com a participação do Instituto Butantã, encarregado de produzir parte da vacina para o uso no País. O ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, já avisou que não faltará dinheiro para os programas de combate à gripe.

Guimarães adiantou que o imunizante não será indicado para toda a população. Deverão ter direito ao produto profissionais de saúde e pessoas que se encaixam no perfil de risco para agravamento da doença: menores de 2 anos, pessoas com problemas respiratórios, insuficiência cardíaca, obesidade mórbida e grávidas. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Mais conteúdo sobre:
gripe suína Brasil vacina

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.