Imagens fortes de Brasília para celebrar seus 50 anos

Exposição começa hoje e ocorre com o 6.º Fashion Festival

Adriana Del Ré, ESPECIAL PARA O ESTADO, O Estadao de S.Paulo

31 Outubro 2009 | 00h00

Parte integrante do calendário de moda brasileira, o Brasília Fashion Festival (BFF) chega à 6ª edição celebrando os 50 anos da cidade. Apesar de a capital brasileira só completar oficialmente a data redonda no ano que vem, as festividades já começaram, sob o tema Pra Você Brasília. De hoje a segunda, a mostra brasiliense, que será realizada no Royal Tulip Brasília Alvorada Hotel, prova que moda e arte andam lado a lado.

Enquanto estilistas como Andréa Monteiro, Efigênia Costa e Fernanda Ferrugem e convidados como Walter Rodrigues, Neon, Isabela Capeto e Ronaldo Fraga para Filhotes, exibem suas coleções nas passarelas, fotografias ampliadas da cidade criam toda a ambientação do evento, levando ao público uma Brasília vista sob novos ângulos. As imagens fazem parte da exposição PopInterativoArte, desenvolvida especialmente para o evento, com a curadoria de Celso Junior, fotógrafo do Estado.

Para participar do projeto, Celso, que trabalha na Sucursal de Brasília, recrutou outros três fotojornalistas que também tivessem uma relação intrínseca com a cidade: o experiente Orlando Brito, Ricardo Stuckert, fotógrafo oficial do presidente Lula, e Sérgio Dutti, também fotógrafo da Surcursal do Estado. Todos produziram um material inédito tendo em mente a proposta da exposição lançada pelo curador. "Eu queria retratar Brasília de uma maneira que não estamos acostumados a vê-la. Mostrá-la sob um ponto de vista artístico, tratar a fotografia como uma obra de arte", ele conceitua.

Como também podem ser encaradas como obras de arte, as mesmas imagens da mostra fotográfica serão distribuídas ao público. Numa edição limitada, apenas 40 gravuras, de 30 por 45 cm, virão numeradas e serão dadas a alguns visitantes.

Além de moda, arte e negócios, o BFF investe ainda na área social e conta com a participação de mulheres vindas de várias cidades satélites como Riacho Fundo, Ceilândia, Samambaia, São Sebastião, Santa Maria, Candangolândia e Brazlândia. É o estilista mineiro Ronaldo Fraga quem assina o desenvolvimento das coleções de todas as cooperativas que fazem parte do projeto. Nessa edição, a artesania do evento terá como representantes as cooperativas Etnia por Icleia Coutinho, Flor de Ipê, La:Crê, Mãos Que Criam e Paraoarte.

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.