Imagens mostram helicóptero sírio que teria sido abatido por rebeldes

Aeronave militar estaria atacando rebeldes; televisão estatal síria não confirma.

BBC Brasil, BBC

27 de agosto de 2012 | 10h12

As forças de oposição na Síria divulgaram um vídeo que mostra o que seria um helicóptero do governo sendo derrubado por uma ofensiva rebelde.

Não há confirmação oficial, independente da veracidade das imagens.

Os rebeldes, entretanto, afirmam que o helicóptero estava disparando contra os oposicionistas na capital, Damasco, até ser abatido.

A televisão estatal da Síria confirmou que um helicóptero caiu perto de uma mesquita em um bairro da capital síria, mas não disse se a aeronave militar havia sido derrubada.

Correspondentes afirmam que o helicóptero parecia estar participando da mesma ofensiva ocorrida nos últimos dias, na qual os rebeldes dizem que mais de 300 pessoas foram mortas.

No final de semana, ativistas afirmaram que centenas de corpos foram encontrados em Darayya, uma cidade perto de Damasco.

Eles acusaram o governo de massacre e disseram que as vítimas foram executadas.

O presidente sírio, Bashar al-Assad, afirma que vai permanecer no poder e lutando até o fim apesar da pressão dos países do Ocidente que, segundo ele, querem desestabilizar a Síria.

Mas ele enfrenta combates cada vez mais intensos chegando aos arredores da capital. BBC Brasil - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização por escrito da BBC.

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.