Infraero inicia na sexta operação especial para verão

A Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária (Infraero) dará início na sexta-feira à Operação Feliz 2009, com o objetivo de evitar problemas nos principais aeroportos brasileiros durante a alta temporada de viagens no País. De acordo com a estatal, a intervenção foi criada pelo Ministério da Defesa em parceria com os principais órgãos e empresas de aviação civil para qualificar as operações e prevenir problemas, já que a previsão é de que o movimento nos terminais aumente 8% nesta temporada. Na segunda-feira, o diretor de Operações da Infraero, tenente brigadeiro-do-ar Cleonilson Nicácio Silva, se reuniu em Brasília com os superintendentes de 31 aeroportos da rede para fechar detalhes da operação. Segundo ele, a atitude de todos deve ser preventiva e proativa para melhor atender o passageiro. Mesmo as atividades que não são de responsabilidade direta da Infraero terão o reforço de funcionários da empresa, como o acompanhamento da entrega das bagagens na esteira para sanar rapidamente eventuais problemas e o apoio nos balcões de check-in, para que não fiquem ociosos ou formem longas filas.Entre as ações essenciais realizadas pela Infraero estão a manutenção de escadas rolantes, elevadores e esteiras de bagagem e o reforço na limpeza dos terminais, das salas de embarque e desembarque e dos banheiros. Os canais de inspeção das bagagens terão atenção redobrada para não provocar filas, segundo a assessoria da empresa.A Infraero informou ainda que os passageiros precisam estar atentos às novas regras de aviso sonoro. Desde novembro, as chamadas para os vôos são feitas apenas nas salas de embarque e não mais no saguão do aeroporto. A mudança busca reduzir o número de chamadas por vôos e permitir o uso do sistema por diversas companhias em um menor espaço de tempo. EmbarqueOs canais de inspeção terão atenção redobrada com disposição e quantidade adequadas para não provocar filas. Outro alerta feito pelo diretor de Operações da Infraero é que se evite as excessivas trocas de portão de embarque a fim de não trazer transtorno para o passageiro. Além disso, as pontes de embarque são também motivo de preocupação. "Elas são, muitas vezes, o primeiro contato de um turista estrangeiro com o País, é preciso que elas estejam em boas condições, limpas e confortáveis." Os superintendentes participantes do encontro também receberam orientação para estarem atentos ao perfeito funcionamento dos estacionamentos e do atendimento de qualidade nas praças de alimentação. Por fim, Silva reforçou a importância do trabalho do Núcleo de Acompanhamento de Gestão Operacional (Nago) durante a operação. O órgão, que concentra as informações da rede de aeroportos em Brasília, continuará funcionando 24 horas por dia.

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